Tradutor

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Descoberto fragmento jebuseu que remete à época de Davi e Salomão

Um pequeno fragmento de argila descoberto em Jerusalém reforça ainda mais a historicidade do relato bíblico sobre os primeiros reis de Israel.

Nos últimos anos, uma série de descobertas arqueológicas têm corroborado a historicidade da narrativa bíblica sobre os reinados de Davi e Salomão. Uma das maiores descobertas, anunciada há exatos 8 anos - em 5 de agosto de 2005 - é a do Palácio do Rei Davi, cujas escavações, próximas ao Monte do Templo em Jerusalém, foram concluídas há pouco mais de um mês. A descoberta do Palácio de Davi foi matéria de capa do jornal "Mensageiro da Paz" (CPAD) de setembro de 2005, que trazia inclusive uma foto da arqueóloga Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, dentro das ruínas de um dos cômodos do Palácio.

A Dra. Eilat Mazar liderava o projeto da escavação desde o final dos anos 90. Ela foi também quem anunciou a descoberta da semana passada de um fragmento de um jarro de cerâmica com uma inscrição em hebraico antigo que faz referência à época de Davi e Salomão.

Mazar ressalta que a inscrição no fragmento de cerâmica está escrita em uma forma “protocananeia” e seria obra de alguém que não era judeu, mas vivia em Jerusalém, possivelmente um jebuseu, povo que era parte da população de Israel no tempo dos reis Davi e Salomão. Essa seria a primeira prova dea um reconhecimento do reinado de Davi fora da tradição dos israelitas.

“Eu trabalho com a Bíblia em uma mão e as ferramentas de escavação na outra”, disse Mazar. ”A Bíblia é a fonte histórica mais importante”, comemora.

Douglas Petrovitch, da Universidade de Toronto, é um especialista bíblico. Ele afirma que a inscrição, de fato, está em hebraico e remete à época dos primeiros reis de Israel.

“As letras da inscrição coincidem com os de inscrições contemporâneas, muitas das quais formam palavras que são claramente parte da língua hebraica. O hebraico era predominante em Jerusalém no século 10 a.C., o que coincide com a cronologia bíblica do tempo de reinado de Davi e Salomão”, explica.


Fonte: Missão em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário